JJ Ação Fitness

domingo, 29 de março de 2015

Gastronomia Funcional

Alimentos com o foco na qualidade de vida

A gastronomia funcional é uma aliança entre o modo de preparo dos alimentos e a sua qualidade nutricional e visa  potencializar o sabor da preparação para a melhora do bem-estar das pessoas. Por isso, faz sentido incluir essa área na estratégia nutricional usada com os pacientes, com certeza, a adesão aos tratamentos dietéticos é facilitada quando a pessoa toma consciência da importância do ato de cozinhar no processo de reeducação alimentar.

Com a utilização de conceitos da técnica dietética, bioquímica dos alimentos e biodisponibilidade de nutrientes, a gastronomia funcional intenciona obter o máximo de proveito de cada alimento e, quando possível, potencializar sua ação benéfica ao organismo. Seus conceitos e alegações são baseados em estudos científicos com metodologia reconhecida e estabelecida.

A alimentação com em macro e micronutrientes contribui para o aparecimento e aprofundamento de muitas desordens estéticas, como o fibroedema geloide (celulite), acne, queda de cabelo, envelhecimento precoce da pele e obesidade. Potencializar a oferta do nutriente no alimento ajuda a tratar essas desordens, devolvendo a hidratação para a pele, suavizando as marcas de celulite, diminuindo a queda de cabelo e contribuindo para a manutenção e redução do peso corporal.


Portanto, a gastronomia funcional, além de utilizar ingredientes com alegação de propriedade funcional, dá a devida importância ao uso de especiarias que contêm diversos compostos bioativos, cuidado com o controle térmico, à conservação e estocagem de alimentos e ao uso mínimo de produtos de origem animal e industrializados. Tudo isso com o intuito de otimizar a disponibilidade e absorção de nutrientes, sendo uma importante estratégia na reeducação alimentar que objetiva a qualidade de vida do paciente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário