3 dicas para manter o foco
É difícil ter disciplina para seguir dietas a risca, mas sem a alimentação adequada, é impossível hipertrofiar, mesmo com os treinos de hipertrofia adequados. Diferentemente das dietas para emagrecer, a dieta de hipertrofia, por visar outros objetivos, é um pouco diferente, exigindo macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos) em grande quantidade.
O objetivo da dieta é ter 3g de proteína por quilograma corporal, 30g de carboidratos ao longo do dia e o restante das calorias convertidas em gorduras.
Fases das dietas para hipertrofia
A dieta pode ser mantida em três fases: na primeira, por doze dias consecutivos, é preciso ficar atento aos valores nutricionais dos alimentos e não ultrapassar as 30g de carboidratos diárias, considerando o aumento no consumo de proteínas.
Na segunda fase, faça uma recarga de carboidratos no primeiro dia, consumindo (com moderação) carboidratos simples e complexos em todas as suas refeições, mantendo uma proporção calórica de 50% para carboidratos, 30% para gorduras e 20% para proteínas. No segundo dia, volte à dieta do início e permaneça nela por cinco dias, mantendo o ciclo de cinco dias na primeira fase e dois dias na segunda, por entre quatro a seis semanas (o tempo que leva até que seu corpo se acostume a consumir gorduras como fonte de energia).
Na terceira fase, uma grande diferença pode ser notada no seu corpo, que (acompanhado pelos treinos específicos e pela dieta) ficou mais musculoso. Acostumando seu organismo a ganhar músculos e queimar gorduras com uma facilidade acima do normal, o corpo aprende a usar a gordura como fonte de energia principal, estimulando ainda os hormônios, que ajudam no crescimento dos músculos. Ainda no esquema anterior (cinco dias na primeira fase e dois dias na segunda), mude o montante calórico a ser consumido a partir do seu peso corporal, até alcançar o valor calórico ideal.
Quando sentir que ganhou muita massa muscular e gordura corporal é hora de definir, o que é feito na quarta fase: Deve-se manter a dieta das outras fases diminuindo o montante calórico em 100kcal por dia, até atingir o valor inicial de calorias para o seu corpo.
3 dicas para manter o foco durante uma dieta de hipertrofia
Pode parecer difícil seguir todas as condições, mas algumas dicas podem ajudar a manter o atleta no caminho certo. Confira:
Planeje os treinos
Manter o foco no objetivo é muito importante, e além da dieta, é importante seguir um ritmo no treino. Quanto maior sua organização com os treinos, maiores são as chances de você regularizar a dieta;
Coma menos e com mais frequência
A chance de se entregar às besteiras é muito grande se levar muito tempo com fome. Coma frequentemente, de preferência de três em três horas, mantendo-se abastecido e saciado;
Opte por alimentos que te agradem
Considere adequar o seu gosto à sua dieta: Buscando a hipertrofia, a necessidade de proteína é incansável: Carne de frango, queijo, ovos e iogurtes são ricos em proteínas, e são de fácil adaptação.
A adaptação à dieta é difícil, mas deve-se manter sempre o foco e persistir pelos resultados. Se encontrar dificuldades, procure pelo nutricionista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário