JJ Ação Fitness

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Quem precisa tomar suplemento?

 Suplemento alimentar faz mal?


Fala queridos leitores deste excelente site. Este artigo de hoje foi pensado depois de ver inúmeros artigos na internet falando de suplementos. Existem inúmeros “especialistas de academia” escrevendo artigos, postagens de mídias sociais e tantos outros textos que estão sendo divulgados na internet de forma errada.
Muitos destes artigos falando sobre suplementos, ligando seu desempenho na academia ao uso de suplementos, informações erradas sobre suplementos e tantos outros absurdos.


Afinal, quem precisa usar suplementos?

Suplemento alimentar faz mal à saúde?Primeiro explico que APENAS aproximadamente 5% de todas as pessoas que tomam suplementos realmente necessitariam disto. De onde eu tirei esta informação? De recentes estudos sobre a Creatina e sobre o BCAA.

Pois bem, suplementos, como o nome mesmo diz, são “aditivos” alimentares necessários apenas àqueles que não alimentam-se corretamente ou que não conseguem extrair da alimentação todas as substâncias e vitaminas essenciais ao nosso organismo. E quem são estas pessoas?
Indivíduos que tenham no seu dia a dia um gasto calórico excessivamente alto como atletas que praticam esportes que demandem exercícios aeróbicos ou pessoas que tenham uma rotina de exercícios ou treinos de longa duração, como por exemplo, praticantes de “endurance” ou triatlo (Iron man).

Então por que tantas pessoas tomam suplementos se não há necessidade?


Isso é fácil de responder. Como qualquer boa indústria do comércio, a indústria de suplementos tem excelentes vendedores, garotos e garotas propagandas, excelentes “argumentos” para convencer da necessidade das pessoas praticantes de exercícios físicos de tomarem suplementos. Os rótulos são lindos. Falam em “reconstrução muscular”, “aceleração metabólica”, “repositor hormonal natural” e tantas outras coisas. Convence qualquer um que não é muito aprofundado no assunto.
E essa convicção em um determinado momento tornou-se tão grande, que ela induz até os profissionais de educação física a tomarem a ERRADA ATITUDE de indicar um suplemento para os alunos de uma academia, por exemplo.
Um aluno que chega novo na academia, quer resultados rápidos. É sempre assim. E nada melhor do que aliar suplementos à rotina de exercícios, já que o organismo não está acostumado a nenhum dos dois fatores e terá uma “super dosagem” inicial, os resultados “falsos” aparecerão e deixarão aquele aluno feliz e satisfeito. Simples assim.

Mas, existem SIM os riscos.

Quais os riscos da suplementação sem necessidade?


Suplemento alimentar faz mal à saúde?Quantos praticantes de musculação que você conhece que toma constantemente Whey protein, BCAA, creatina e tantos outros? Essas pessoas “ostentam” os suplementos como se fosse algo admirável. Afinal, os preços são altíssimos.
Mas uma coisa que poucos sabem é que, ao suplementar durante um período muito longo de determinado suplemento, e de período muito longo entendemos qualquer dosagem ou duração acima da recomendação nutricional do suplemento, um indivíduo pode fazer com que seu organismo “acostume-se” com o suplemento, com as substâncias e moléculas que este suplemento contém, e acreditem, nosso organismo deixa de produzir estas substâncias naturalmente ou diminui a quantidade da produção normal.
Ou seja, o camarada que treina todos os dias, tomando Whey Protein de pós treino há 3 anos, por exemplo, já chegou em um nível que seu organismo diminuiu drasticamente a produção de algumas proteínas.
Além desta acomodação do organismo, outro risco que corre quem ingere suplementos acima do necessário é o risco de chegar a uma falência renal.
Nossos rins possuem uma certa capacidade de filtragem de líquidos no organismo, uma vez que começamos a despejar no nosso corpo uma quantidade excessivamente alta de novas substâncias sem a devida e correta ingestão de líquidos, nossos rins podem ter um trabalho exaustivo e acima do possível, e assim chegando à falência renal total.
Grave não?
É grave sim, e ainda assim as pessoas insistem em dizer que “suplementos são mais baratos que uma alimentação balanceada e correta”.
Estes caras que afirmam isso estão completamente e redondamente enganados.
A alimentação do brasileiro é muito boa sim. Temos como cardápio costumeiro o arroz e feijão, dois alimentos ricos em muitas vitaminas que necessitamos, além das saladas, verduras, legumes e carnes que ingerimos.
Basicamente, um prato com arroz, feijão, salada, carne (vermelha, frangos ou peixes) e legumes contém tudo o que você precisa para seu organismo funcionar corretamente.
Claro que as quantidades corretas quem vai lhe informar é um nutricionista, não o professor da academia.

Muitas pessoas tomam suplementos sem saber para que serve o suplemento


Por fim, quero dizer que além de pessoas gastarem seu dinheiro com suplementos que não necessitam, elas ainda chegam ao ponto de não saberem o que estão tomando ou para que servem.
Vi outro dia uma menina na academia dizendo que estava tomando uma creatina pois ela queria emagrecer.
Pessoal, antes de mais nada, busquem informações de referências que sejam confiáveis. Não acreditem em tudo o que é dito na internet e acima de tudo, busquem profissionais especializados antes de tomar qualquer coisa.

Espero ajudar muitas pessoas.

E bom treino a todos!!

8 dicas para um treino de força seguro e eficaz

Treino de Força


Músculos fortes são fundamentais para ter um corpo saudável. Uma maneira de mantê-los em forma é o treinamento de força. Mas, se feitos de forma errada, os exercícios de fortalecimento muscular podem fazer mais mal do que bem.

academia-academia-dicas-treinoVeja algumas diretrizes elaboradas por especialistas da Escola de Medicina e Saúde de Harvard (Estados Unidos) que ajudam a evitar lesões e manter o treino como o programado:




1. Sempre aqueça e desaqueça o corpo adequadamente.

2. Estabeleça uma postura correta para evitar lesões e potencializar os resultados. Você pode aprender uma boa postura por meio de uma aula ou de aulas individuais com um personal trainer certificado.

3. Expire enquanto estiver levantando ou empurrando os pesos e inspire enquanto solta devagar a carga ou o peso. Nunca segure a respiração durante o esforço. Essa ação, chamada manobra de Valsalva, pode elevar a pressão arterial consideravelmente por um período temporário e pode ser arriscado para as pessoas com doenças cardiovasculares.

dicas-treino-melhorar4. Não bloqueie as articulações do corpo. Sempre deixe uma ligeira curvatura nos joelhos e cotovelos enquanto estiver endireitando as pernas e braços.

5. Não seja tão ansioso para ver os resultados, porque você corre o risco de exceder o tempo de exercício, levantar muito peso e se machucar. Lembre-se que é importante deixar os músculos descansarem durante pelo menos 48 horas entre as sessões de treinamentos de força.

6. Se você está doente, sinta-se no direito de tirar um ou dois dias de folga depois da recuperação. Se esteve doente por um tempo, você pode precisar [é o ideal] pegar pesos mais leves ou fazer treinos de menor resistência quando voltar a se exercitar.

7. Os treinamentos de força não devem causar dor enquanto você estiver fazendo os exercícios. Se um exercício ou movimento provoca uma dor significativa, pare de fazê-lo. Ao realizar um exercício, estabeleça uma amplitude de movimentos confortável. Com o tempo, tente gradualmente estender essa amplitude.

8. Ouça seu corpo e volte atrás se não for capaz de terminar uma série ou uma sessão de exercícios, se não conseguir falar durante a atividade, caso tenha a sensação de desmaio depois de uma sessão, caso se sinta cansado durante o dia ou tenha dores nas articulações depois de uma sessão.

Treino básico de hipertrofia para as costas

Exercícios


1º Exercício: Puxada atrás com polia alta

exercicio-peito-1
 Trabalha toda a porção dorsal e do bíceps (indicada em vermelho).
Considerações:
· Deve-se prestar atenção na posição da pegada, a mesma deve estar em pontos equidistantes em relação ao eixo para que não haja desequilíbrio na descida.
· A barra deve ser puxada até a nuca, fixando a posição durante 1 segundo.
· Mantenha a barra até o topo a cada repetição, sem levantar o quadril do banco.
· Recomendo realizar 3 séries de 10 repetições.

2º Exercício: Puxada na frente com polia alta, puxador tipo pegada aproximada

exercicio-peito-2

Trabalha o redondo maior, latíssimo dorsal e todo o conjunto bíceps.
Considerações:
· O puxador deve ser puxado até o peitoral, com os cotovelos próximos ao abdômen, a fim de provocar um estímulo de maior intensidade.
· Leve o puxador até o alto a cada repetição, sem levantar o quadril do banco.
· Procure não mover o tronco para trás, dessa forma você estará realizando o exercício em sua amplitude máxima e sem abusar de “roubo”.
· Realizar 3 séries de 10 repetições com a sua carga máxima já é o bastante.

3º Exercício: Puxada com polia baixa, pegada com as mãos juntas e em semipronação
exercicio-peito-3

Trabalha praticamente toda a região dorsal, incluindo trapézio, deltoides e braquioradial.
Considerações:
· Ao contrário do que muitos pensam, esse exercício permite uma moderada inclinação do tronco para frente na hora de levar o puxador à frente.
· Mantenha a coluna reta ao manter o puxador próximo ao corpo.
· Recomendo realizar 3 séries de 10 repetições com uma carga moderada.

4º Exercício: Puxada Horizontal com um halter

exercicio-peito-4

Você pode adota-lo como o 4º exercício ou substituir o 3º por este.
Trabalha praticamente toda a região dorsal, incluindo trapézio, deltoides e todo o bíceps.
Considerações:
· Siga corretamente a posição representada na imagem acima, tal como o apoio das pernas e braços.
· Leve o haltere junto ao tronco, mantendo o cotovelo para dentro.
· Recomendo realizar 3 séries de 10 repetições com a sua carga máxima.

Treino e dieta de Sabrina Sato

Sabrina Sato


Quando o assunto é alimentaçãoSabrina Sato logo solta a conhecida frase: “Como de tudo, sou fominha mesmo”. Do jeito que Sabrina fala, até parece que vive à base de brigadeiro e coxinha. É verdade que a moça passou muito tempo sem dar atenção para o que colocava no prato, mas de uns meses para cá percebeu que não dá para ser assim a vida inteira. “Estou chegando perto dos 30. Hoje, penso muito no valor nutritivo e procuro não comer porcaria. Prefiro alimentos que me tragam algum benefício.”



Dieta


  Café da manhã da Sabrina 
• 2 fatias de pão integral com mussarela e peito de peru 
• 1 xíc. (chá) de café com leite desnatado 
• 1 pote de iogurte de fruta com granola 
• Fatias de mamão e melão.   

Lanche da manhã 
• 1 porção de frutas secas. 

Almoço 
 • Arroz e feijão, chuchu, brócolis, acelga, cenoura, alface e 1 filé de frango grelhado. 

Lanche da tarde 
• 1 fruta ou 1 barra de cereais. 

Jantar 
• Salada com 1 filé de frango grelhado.    

TREINO EM CIRCUITO


Em entrevista a QUEM, o personal trainer Márcio Lui, responsável pelo corpão de Sabrina Sato, contou como é o treino da apresentadora. “A Sabrina não tem muito tempo para treinar. Então, a melhor forma que encontrei é trabalhar o corpo dela em forma de circuito. Chamo de treino militar, porque utiliza muita força e resistência muscular”, explica.

O treino de Sabrina privilegia pernas e glúteos e provoca um enorme desgaste calórico, além de ajudar a reduzir a gordura corporal, e melhorar e aumentar a força e a resistência muscular. A duração é de 45 a 60 minutos por sessão, e vez por outra a apresentadora varia os exercícios abaixo descritos para não deixar o treino monótono.

“Com este treinoSabrina Sato acaba fazendo os exercícios aeróbicos durante o treino. Como ela esta malhando de 3 a 5 vezes por semana, um dia acabamos correndo em parques ou lugares abertos, para sairmos da rotina, por mais ou menos 40 minutos”, completa Márcio.

É importante lembrar que nunca se deve fazer um exercício que trabalhe o mesmo grupo muscular de um exercício anterior, como por exemplo, afundo e agachamento.

O mesmo se aplica aos aeróbicos, que devem ser intercalados com a musculação. Nesta matéria, as cargas de Sabrina estão adaptadas para iniciantes, para evitar lesões.

  TREINO MILITAR  – Sabrina Sato

1. Peito – Crucifixo (Carga: 2 kg – Repetições: 15)
2. Perna – Afundo (Carga: livre – Repetições: 12 em cada perna)
3. Dorsal – Pulley Costas (Carga: 15 Kg – Repetições: 15)
4. Perna – Agachamento – (Carga: livre – Repetições: 15)
5. Abdominal – (Carga: Livre – Repetições: 30)
6. Tríceps – Pulley triceps – (Carga: 5 kg – Repetições: 15)
7. Ombro – Elevação frontal com halter – (Carga: 2 kg – Repetições: 15)
8. Glúteos – Quatro apoios com caneleira – ( Carga: 3 kg – Repetições: 15)
A cada um dos exercícios de musculação, intercalar 10 minutos de exercícios aeróbicos (esteira, bike ou escada). Iniciantes devem fazer 2 circuitos completos; intermediários, entre 3 e 4; avançados de 4 a 5 circuitos.

Treino Sabrina Sato

MUSCULAÇÃO E CORRIDA

O bumbum durinho, com zero celulite, as coxas esculpidas e a barriga chapada são resultado de anos de atividade física. Sabrina Sato é bailarina formada, ou seja, tem músculos bem-condicionados e consciência de que, se o objetivo é manter tudo no lugar, não dá para ficar sem se mexer.
Atualmente, por causa do corre-corre para dar conta das gravações de TV e dos negócios (é sócia do salão Depil.K, em São Paulo e tem vários produtos licenciados em seu nome), ela fica feliz quando consegue cumprir duas sessões semanais de musculação. “Ela malha principalmente coxas, bumbum e abdômen, tudo com pouca carga e várias repetições, porque não gosta de ficar musculosa”, revela o personal trainer Silvio Cabral do Nascimento, da academia Fight Club, em São Paulo.
Mas a responsável pela silhueta fininha que Sabrina desfilou no último Carnaval é também sua mais nova paixão: a corrida. “Comecei há pouco menos de um ano e estou adorando”, conta. “Descobri que é um jeito ótimo de enxugar gordurinhas e relaxar.” Como é comum ela chegar à academia quase na hora em que está fechando, a apresentadora faz seus dois treinos semanais de corrida ao ar livre, após a meia-noite e na companhia do personal. “Depois da musculação ou de um dia cansativo, ela faz um treino intervalado, alternando corrida rápida e trote. Nos outros dias, corre de 20 a 30 minutos sem parar”, diz Silvio.
Musculação + corrida = corpo de deusa.
Sabrina não tem tempo de sobra para malhar. Por isso mesmo, faz questão de aproveitar ao máximo os minutos reservados para correr e treinar nos aparelhos. Na musculação, ela usa o método drop set (os movimentos são feitos em blocos de repetições, com diminuição de carga e sem pausa entre eles) em alguns exercícios, o que leva o músculo à exaustão e a melhores resultados. Confira o treino dela.

Musculação

Cadeira extensora (coxas) – Drop set: 3x (10 com 50 kg + 8 com 45 kg + 6 com 40 kg)
Mesa flexora (coxas) – Drop set: 3x (10 com 40 kg + 8 com 35 kg)
Agachamento (coxas e glúteos) – 3x 15 com 40 kg
Glúteos no gráviton (glúteos e coxas) – 3x 15 para cada perna com 30 kg
Stiff (coxas, glúteos e lombar) – 3x 15 com 10 kg
Glúteos quatro apoios (glúteos e coxas) – 3x 15 para cada perna com 8 kg em cada tornozelo
Elevação lateral (ombros) 3x 15 com 3 kg em cada mão
+ bíceps simultâneo 3x 15 com 4 kg em cada mão
+ tríceps banco 3x 15
Abdominal (no solo)
30x básico + 12x remada + 15x elevação de perna + 10x oblíquo cruzado para cada lado

Corrida

Dia 1: 30 min (alternando 5 min de corrida moderada e 5 min de trote)
Dia 2: de 20 a 30 min de corrida rápida

MUAY THAI

Quem vê Sabrina Sato brilhando na televisão ou atraindo olhares por onde passa – seja um aeroporto, um restaurante ou uma balada, pode imaginar o quanto a moça sua a camisa para manter o corpo que tem. Qualquer mulher adoraria ter pernas bem torneadas, bumbum durinho e barriga chapada como os de Sabrina.
Acompanhe o treino completo realizado pela apresentadora e aprenda, em 11 exercícios, o que fazer para alcançar um corpo como o seu, sem precisar sofrer muito.
O segredo da diva é tendência nas academias já há algum tempo – e ganha mais adeptas a cada dia. Antigamente considerado um esporte masculino, o boxe – e suas variações, como o kickboxing e muay thai, por exemplo – passou a chamar a atenção do público feminino por ser um exercício completo, sem restrições e que, afinal, não visa transformar ninguém em lutadora profissional. Além disso, é uma atividade divertida e prazerosa.
O treinador da apresentadora, Rodrigo Rodrigues, preparou uma série de 30 minutos para ser feita duas vezes por semana. Caso você não esteja habituada à prática de exercícios físicos, comece em um ritmo mais lento, aumentando gradualmente, à medida que for ganhando resistência.
1 – Início
Alongue. O treinamento de Sabrina exige uma boa preparação física e, portanto, é importante evitar distensões e outros incômodos musculares. O alongamento bem realizado é fundamental para garantir bons resultados. Aproveite para alongar tudo o que puder. Não se esqueça que a atividade vai trabalhar com todas as partes do corpo.
2 – Pular corda
Com uma corda apropriada para o seu tamanho – pise no centro da corda, se os cabos chegarem à altura dos seios ela tem o tamanho ideal – comece pulando com os pés juntos, até se acostumar com o exercício. Depois alterne entre os pés, apoiando no chão um de cada vez. A duração do exercício deve ser de 5 a 10 minutos. Se estiver muito cansada, interrompa antes disso.
3 – Posição-base
Está é a posição da qual partirão todos os movimentos do treino. Afastando um pouco as pernas, coloque o pé esquerdo à frente e mantenha os joelhos ligeiramente flexionados. Contraia o abdômen e posicione as mãos, com os punhos fechados, na altura do queixo.
4 – Esquiva
Com a posição-base preparada, faça um movimento de giro com o tronco para a direita, como se estivesse esquivando-se de um golpe, e volte à posição inicial. Repita o movimento durante um período de 2 a 3 minutos, para os dois lados.
5 – Direto
Ainda na posição inicial, com a palma da mão virada para baixo, dê um soco no ar com a mão direita, ao mesmo tempo em que gira o tronco para o lado esquerdo, tirando o calcanhar do pé direito do chão. Em seguida, volte à posição-base. Repita o movimento durante um período de 2 a 3 minutos, alternando entre os lados.
6 – Cruzado
O objetivo do soco cruzado no boxe real é acertar a lateral da cabeça do adversário. Com o corpo na posição-base, gire o corpo para o lado esquerdo, enquanto desfere um soco no ar com a mão direita, em direção ao lado esquerdo. O braço deve passar em frente ao peito durante o “golpe”. Não se esqueça de manter a palma da mão virada para baixo, e punho e cotovelo alinhados. Repita o movimento por um período de 2 a 3 minutos, alternando os lados.
7 – Gancho
O gancho é um golpe forte, desferido com a mão em forma de arco, de baixo para cima. Este golpe exige um movimento conjunto das pernas e quadris. A partir da posição-base, desfira o soco com a mão direita. Não estique o braço, mantenha-o em forma de gancho, sempre com a palma da mão virada para dentro, ao mesmo tempo em que gira o corpo para o lado esquerdo. Repita o movimento durante um período de 2 a 3 minutos.
8 – Chute circular
Saindo da posição inicial, estique a perna direita para o lado, ao mesmo tempo em que estende o braço direito. Mantenha a perna de apoio ligeiramente flexionada. Volte à posição base e repita o movimento durente 2 ou 3 minutos, alternando entre os lados.
9 – Joelhada
Saindo da posição inicial, flexione a perna direita para cima, como quem dá uma joelhada no ar, enquanto puxa os braços para trás, com a palma das mãos para dentro. Retorne à posição inicial e repita o movimento durante 2 ou 3 minutos, alternando as pernas.
10 – Chute frontal
A partir da posição-base, eleve a perna direita à frente, dando um chute. Mantenha a perna de apoio ligeiramente flexionada, ao mesmo tempo em que estende os braços para trás. Volte à posição inicial e repita o movimento, alternando a perna, por um período de 2 a 3 minutos.
11 – Flexão
Com os joelhos apoiados no chão e os pés juntos ou cruzados, abra os braços à frente da linha dos ombros e apoie as mãos ao lado do tronco. Estenda os braços. Para melhorar o efeito do exercício, tente levantar um pouco os pés do chão. Em seguida flexione os cotovelos até formar um ângulo de 90 graus e volte a erguer o tronco. Repita o movimento de 5 a 10 vezes.